03 outubro 2013

Verbo viajar

Viajar é sem dúvida uma das experiências mais gratificantes na vida de uma pessoa. Desperta sentidos, abana sentimentos e abre os olhos para um novo mundo. Muitos dirão que viajar é um privilégio de poucos mas a verdade é que qualquer um e todos o podem e deveriam viajar mais. Entenda-se por viajar, a saída de uma zona de conforto, a procura do insólito e não necessariamente meter-se num avião e ir para o outro lado do planeta. Eis então alguns motivos a considerar:

1. Viajar, pode ajudar a escolher um rumo na vida

Uma das características inerentes do ser humano é o facto de sermos seres indecisos e não saber o que realmente queremos até que o tenhamos experimentado. Viajar é uma das grandes plataformas para diversificar experiências e consequentemente definir preferências. Cada pais, cidade, restaurante, pessoa, conversa é uma oportunidade de experimentar algo novo. Esta exposição a novos meios e maneiras de pensar faz com que compreendamos que existem escolhas e não simplesmente UMA maneira de viver.

2. Viajar, trás independência, habilidades de organização, sobrevivência e liberdade

GN: justify" mce_style="text-align: justify;">Numa viagem, mesmo sendo organizada por terceiros, tudo depende de ti e precisarás sempre de alguma habilidade de organização. Bilhetes, acomodação, transportes, documentos, dinheiro são algumas das coisas que precisam ser geridas para uma viagem ser bem sucedida. É um rápido curso de aprendizagem que gera independência. Diferentes confrontos, línguas e situações de orientação requerem decisões importantes e esta saída da zona de conforto obriga a um pensamento responsável e de sobrevivência. É preciso estar ciente que o crescimento leva à criação de raízes na nossa vida com elementos físicos, nomeadamente automóveis, habitação e filhos, viajar antes destas etapas da vida é certamente mais fácil e a liberdade não tem preço. As viagens poderão ser mais longas, frequentes e despreocupadas.

3. Viajar, elimina possíveis arrependimentos futuros

IGN: justify" mce_style="text-align: justify;">Muitas vezes ao longo das nossas vidas ouvimos e iremos ouvir, provavelmente por séniors, comentários e lamentos do quanto desejariam ter feito isto e aquilo enquanto jovens, de ter aproveitado, vivido mais, viajado mais, lamentando a falta de oportunidade nos seus tempos. Ninguém quer chegar a uma fase posterior da sua vida arrependido e pensando o quanto poderia ter aproveitado a juventude. A chance de viajar é hoje, muito maior do que qualquer desculpa que se poderá arranjar para não as fazer. Sentimos-nos felizes, realizados e concretizados, obtemos experiências únicas e memoráveis para sempre que farão parte de todo o quadro de uma juventude preenchida evitando assim arrependimentos no futuro.

4. Viajar, torna uma pessoa mais interessante

É um facto, ninguém gosta de falar para uma tela vazia. Seja um novo edifício, espectáculo, pessoa ou simplesmente algo novo, quando viajamos somos expostos a diferentes sensações que serão pintadas nas telas das nossas vidas. A tolerância por tudo aumenta à medida que experimentamos, aumenta igualmente o “conhecimento de rua”, a prática, a ser complementado ao conhecimento “dos livros”. Outro benefício é ver as coisas de diferentes perspectivas e mentalidades, libertando o pensamento fechado e influenciado pelo sociedade que estamos inseridos. O ser humano é curioso, e a partilha de novas informações é sempre algo interessante. Uma viagem faz parte da nossa história como pessoa e merece ser contada. Não só as histórias poderão ter grande interesse como também é a oportunidade de abrir os olhos a outros exploradores do Mundo que estão à espera da tua inspiração.

5. Viajar, porque mereces

Nos dias agitados que se vive, na era da tecnologia e da enorme quantidade de informação, horas de trabalho e iteração social consumem toda a nossa energia. Os objectivos são mais rígidos, a competição mais forte e os standards mais altos. A melhor oferta como recompensa de todo o esforço é uma viagem de férias, pois só fora do nosso ambiente conhecido conseguimos desligar ao máximo. Todo o trabalho esforçado não vale de nada se nunca tivermos tempo para nós. Não há razão para passares 100% da tua vida activa na juventude somente a trabalhar. Inspira-te com o ditado: "Não vivas para o trabalho, trabalha para viver". Dos maiores entraves conhecidos a uma viagem é certamente a falta de dinheiro ou o facto de tanta oferta baralhar qualquer pessoa. Viajar não significa uma experiência cara ou complicada. Hoje em dia existem muitas formas de viajar e outras tantas para realizar pagamentos, é uma questão de planear e escolher os momentos certos. Um bem material facilmente ficará caducado, uma viagem é para a vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário