21 setembro 2013

5 Lions e muito Chilli

Existe tanto para dizer e tao poucas palavras para o fazer... depois de uma boa noite junto de amigos e algumas cervejas e comida onde os niveis de picante sao mais elevados que o alcool da cerveja lembro me de tantos topicos para debater e que deixei abertos com este e com aquele... Mas na verdae eh que de dia para dia venho a descobrir mais um pouco deste sri lanka... que nao eh o que parece, e quando digo isto eh ao nivel das pessoas, porque aqui na capital do sri lanka, colombo, como nos dizemos tudo o que eh branco sua dinheiro, muito dinheiro, entao tudo o que eh singalese aproveita se e em vez de cobrar com uma coca cola 50rupias cobra 100 so porque sao brancos.. e este eh o aspecto menos positivo, onde os singaleses pensam que sao superiores e mais espertos que o resto do mundo e tentam de todas as maneiras tirar tudo dos que vem para conhecer este pais tao maravilhoso com uma cultura tao rica... mas ah outro tipo de pessoas, aquelas que vieram do sul da india, os chamados Tamil, pessoas honestas e que muito sofreram na guerra no sri lanka ha uns anos atraz, sao pessoas simples, que nao se gostam de aproveitar de ninguem, porque eles sabem o que passaram e as bem como conviver com as pessoas, eles nao convivem por interrese com os singaleses... 75% da populacao eh singalese, isto significa que provem de familias do sri lanka e por sua vez de pai e mae nascidos no sri lanka, digamos que sao o povo do sri lanka.. depois existem os Tamil, este “vivem” no sul da inda e por serem um povo tao grande buscam um pais para ser deles, onde possam ter o seu governo e as suas regras.. e esse foi o motivo da guerra que por alguns anos abalou o sri lanka. Agora que tudo acabou eles dizem se amigos uns dos outros, mas o povo do sri lanka, singaleses, tentam a todo o custo virar todos contra todos, nao olham para o pais mais sim pra uma so cultura e assim tentam virar catolicos contra cristaos, indus contra budistas e singaleses contra tamil, digamos que eh uma grande salada russa... mas o que quero apenas dizer eh que os Tamil sao pessoas verdadeiramente fantasticas, sao mesmo aquele tipo de pessoas 5 estrelas que vive em pro de aprender algo e de praticar o justo e o que eh de bem. Podem ser apenas 25% da populacao do sri lanka mas eles controlam cerca de 2/3 do pais apesar da minoria. Pode se ver a olho nu que os confrontos mais dia menos dia voltaram, mas por agora tentam viver num conto de fadas, onde paz e armonia prosperam... Isto eh o sri lanka, um pais de culturas que por certo lado promovem a guerra... Eh so para finalizar apenas digo que os budistas nao sao quem pensamos, porque na europa os budistas sao visto como pessoas de paz que apelam ah paz e que vivem para a paz... pois bem, de paz eles nao tem nada, sao como tiazinhas de cascais, sao reis basicamente, superiores a tudo e a todos e nunca olham para o lado... budistas eh igual a desortem e pratica de xenofobia e foi coisa que nunca pensei de tal religiao... mas continuo a nao perceber, porque muito do que eu “estudei” da religiao era algo que eu de certa forma entendia e ate fazia sentido, mas depois as pessoas fizeram com que a minha visao sobre a religiao fosse por agua a baixo... mas tambem eh com o conhecimento do mundo que se aprende e de isso nao me arependo!

E agora pelas terras de senhor colombo... as saudades cada vez sao mais, mas nao vivo em pro do dia de abalada, tento viver cada dia como se fosse o ultimo cultivando amizades, em casa, em pubs ou mesmo em local places ande amigos se encontram! Tem sido uma experiencia brutal ate agora, nao me arependo de ter vindo. So pelo que aprendi para a minha vida profissional encheme em grande escala. Ja para nao falar ao nivel pessoal, nao sei me qualificar neste ponto, mas por algum motivo mudei... estou cada vez a dar mais importancia ao meus, aos que me acompenham e dao a mao mesmo quando esta tudo bem, esses sim sao quem eu vejo como idolos e irmaos e fico muito feliz por os ter a meu lado. Mais uma vez falo do Karma, nao sei porque raio acredito em tal coisa, mas cada vez acredito mais... apenas com o ver acontecer das situacoes penso e penso mais em tal coisa... Karma, so de o dizer eh como fosse coisa do diabo...

E depois existe ela, oh meu deus... acho que finalmente encontrei alguem que me deixe black out... nao consigo de deixar de pensar e de falar com ela e quando nao o faco sinto me perdido...  e quando falo com ela aquele sorriso de orelha a orelha nao me sai da cara... e eh um dos motivos que quero voltar a portugal... mas nao defenitivamento porque acredito que o meu futuro ainda nao esta defenido e muito tenho de lutar para o conseguir... porque sonhos nao fazem vida, o que faz vida eh a forma como lutamos por eles, e como a minha mae diz, “miguel tu sonhas demais” existem montes de sonhos que eu tenho para mim e para o meu futuro mas nao vale a pena pensar muito nisso porque nunca sabemos o dia de amanha, e tudo completamente imprevisivem e incerto... por isso vivo o dia a dia, vivo cada dia como se fosse talvez o ultimo, porque nunca saberemos quando vamos partir.

Muitas conversas passam pelas amizades e quando pensava que eu tinham grandes historias de amizade apercebo me que por vezes sao simples de mais para o meu cat, simples de resolver e simples de criar porque nem com um adeus acabam, acabam o a falta de palavras e essa eh talvez a melhor forma de acabar mesmo, tudo fica mais claro porque nada foi clarificado e so por isso ate me sinto bem!

E aquela minha putinha... a minha putinha do coracao com que passo horas e horas no skype, ja tenho imensas saudades dela, dos nossos momentos, das nossas parvalheiras de tudo. Eh a minha litlle kid de que sinto tantas saudades que por vezes me esqueco dela! Mas isso faz parte, se nao fizesse era demasiado cola cola e isso eh um destruidor de relacoes...

Esta pequena “trip” fez me ver quem sao os verdadeiros (acho que tal acontece a todos os que para foram viajam por uns tempo) e como dizia o meu grande amigo Junior do Brasil, “posso ter muitos amigos, muitos amigos mesmo na balada, mas quando se trata de assuntos mais serios ou de saudades sao poucos os que vem ter comigo, porque os outros so la estao para te ver a cair depois de 3 ou 4 cervejas...” e eles tinha razao, mas va por vezes os de nada dizem sao grandes amigos mas o tempo roubalhes o dia e por vezes so o simples facto de querer estar descansado uns 15mins faz perder o resto do dia dedicado para a vida pessoal... Mas mesmo assim eh muito facil perceber os nossos amigos, quem eles sao..

Depois existe a puta do meu amigo portugues que vive comigo, uma puta tao tao grande que eh um grande amigo mesmo, da me grandes conselhos e eh a puta da diversao!  So nao curto quando ele chega a casa podre de bebado e eh o gajo mais chato que ja conheci na vida! Mas de resto  eh a puta da diversao! Ahah e  bem pior que o Fox a nivel de porcalheira e de gajas eh o terror! Ahah

E este eh o meu sri lanka, culturas em choque, bons amigos, bons momentos e so eh pena que ja esta a acabar... Mas o meu portugal ja faz falta, ja sinto falta de ser livre e de nao ter pessoas a tentarem sacar dinheiro de mim nem a olharem por ser branco...
Portugal podes ter os defeitos todos do mundo, mas es um Pais muitoooo grande e eu agora aprecio muito isso mesmo! I LOVE Portugal!




(mais uma vez utilizei teclado americano sem acentos e cenas portuguesas e sem o meu querido corrector ortografico... sorry pelos mistakes! xD)

Sem comentários:

Enviar um comentário